Medidas da Secretaria de Recursos Humanos da UFCG agilizam atendimento de demandas

A Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vem dinamizando o atendimento aos servidores dos sete campi da instituição, evitando o deslocamento desnecessário e diminuindo o tempo de espera nas demandas consideradas “de balcão”, aquelas que são resolvidas na recepção, como informações e formulários para benefícios.

No mês passado, para equalizar o trâmite de alguns processos, durante 20 dias a SRH instituiu o período da tarde como expediente interno nas coordenações de Legislação e Normas, Cargos e Salário, Cadastro e Lotação, e na de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, conseguindo adiantar a resolução de grande parte das demandas.

“Adiantando o fluxo das solicitações, conseguimos incrementar um novo ritmo ao atendimento, especialmente aos servidores dos campi fora de sede”, explicou o secretário de Recursos Humanos, Hiran de Melo, ressaltando que o agendamento por telefone ou e-mail para as comissões foi mantido.

A secretaria disponibilizou na página eletrônica da instituição os formulários para abertura de processos com demandas pessoais, como os de Laudo Pericial, Progressão por Capacitação e Aperfeiçoamento, Requerimento Geral, Licença Especial, Aposentadoria, Auxílios Pré-escolar, Natalidade e Transporte.

“Essa iniciativa evita o deslocamento à SRH por apenas um formulário. Agora, basta o servidor acessar o Portal da UFCG, preencher e imprimir o documento e dar entrada - no Protocolo Geral ou nos protocolos setoriais -, a um processo, cujo trâmite poderá ser acompanhado online”, observou.

O acesso ao Portal do Servidor, do Ministério do Planejamento, também vem sendo estimulado para a coleta de informações funcionais e financeiras. Dois funcionários da SRH estão cadastrando e ensinando os servidores a extrair, principalmente, cópia dos seus contracheques. “O que diminui consideravelmente uma demanda corriqueira”, disse o secretário.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 03/09/2010