Estudante campinense é o melhor dos brasileiros

Murali e Felipe2Realizou-se em novembro último a XII Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária (OIMU) cuja lista de premiados foi divulgada em fevereiro deste ano. O estudante campinense Felipe Gonçalves Assis, de 20 anos, que cursa atualmente o 7º período do curso de Engenharia Elétrica da UFCG e também é aluno especial do Mestrado em Matemática do Departamento de Matemática e Estatística do CCT/UFCG, foi o brasileiro com melhor desempenho: obteve a medalha de ouro. Foi a segunda vez que estudantes campinenses conquistaram medalhas na OIMU.

A OIMU é realizada desde 1998 e podem participar desta competição todos os países iberoamericanos (América Latina mais Portugal e Espanha).

No Brasil, a OIMU é realizada em todas as cidades brasileiras que têm coordenação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática. Nesta competição, os alunos não viajam e sim, as provas. Cada país participante da OIMU é representado por, no máximo, os 10 primeiros alunos que obtiveram as melhores notas.

As equipes brasileiras participaram de todas as edições da OIMU, tendo conquistado no total 12 medalhas de ouro, 21 medalhas de prata, 42 medalhas de bronze e 38 menções honrosas.

Na Paraíba, os estudantes com maior diversidade e quantidade de medalhas conquistadas em olimpíadas nacional e internacionais de matemática são os campinenses: Murali Srinivasan Vajapeyam, de 29 anos, que concluiu graduação e pós-graduação, e atualmente mora e trabalha nos Estados Unidos, tendo obtido 12 medalhas (5 de ouro, 4 de prata, 3 de bronze) e 2 menções honrosas; e Felipe Gonçalves Assis que já ganhou 7 medalhas (1 de ouro, 4 de prata, 2 de bronze) e 2 menções honrosas. Este, inclusive, é o único estudante paraibano a ganhar medalhas em três continentes (Ásia, Europa e América). Em 2006, ganhou medalha de prata na XI Olimpíada Internacional de Astronomia realizada na Índia e, em 2009, conseguiu atingir provavelmente o seu máximo: levou prata na XVI International Mathematical Competition for University Students (Budapeste, Hungria), bronze na I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (Bogotá, Colômbia) e, por fim, a medalha de ouro na XII Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária.

José Vieira Alves (*)

(*) José Vieira Alves é coordenador regional em Campina Grande da Olimpíada Brasileira de Matemática, professor orientador da OBMEP e professor aposentado do DME/CCT/UFCG. Telefone para contato: (83) 3333-1741.

Acompanhe-nos nas redes sociais

OCM - Olimpíada Campinense de Matemática