Ouro para a Paraíba na OBMEP 2006

Dscn0314-mediuminit Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizada em 2006, cuja lista de premiados foi divulgada no último dia 12 de março, a Paraíba teve a honra de conquistar uma Medalha de Ouro com a aluna CAMILA PAULINO MARQUES da ESC. MUNICIPAL AGROPECUARIA E.F.M. JOSE AUGUSTO LIRA do Município de Boqueirão.

As provas foram realizadas no dia 18 de novembro de 2006 e contou com a participação de quase 15 milhões de alunos inscritos em todo o Brasil. Na Paraíba foram 227.062 alunos inscritos de 620 Escolas de 192 municípios Paraibanos.

Somente podem participar da OBMEP os alunos matriculados em Escolas Públicas: Estaduais, Municipais e Federais.

As provas da OBMEP são divididas em três Níveis:

- Nível 1: Para alunos da 5ª. e 6ª. Séries do Ensino Fundamental;

- Nível 2: Para alunos da 7ª. e 8ª. Séries do Ensino Fundamental;

- Nível 3: Para alunos da 1ª. a 3ª. Séries do Ensino Médio.

O que valoriza ainda mais o feito da pequena Camila Paulino de apenas 14 anos, é que ela foi a 5a. colocada em todo o Brasil, no Nível 2. Esta conquista também a torna a primeira aluna paraibana a conquistar uma Medalha de Ouro em Olimpíadas de Matemática realizadas a nível nacional.

Vale mencionar ainda que a aluna Camila Paulino já havia sido premiada com uma Medalha de Prata também no Nível 2, na OBMEP realizada no ano de 2005, quando ela cursava a 7ª. Série. Recentemente ela foi aprovada na seleção para cursar o Ensino Médio no CEFET de Campina Grande, tendo sido a 1a. colocada dentre todos os estudantes selecionados que foram oriundos de escolas públicas. Ela é Bolsista do programa  PIBIC-Jr do Departamento de Matemática e Estatística da UFCG sendo orientada pelo Prof. José Vieira Alves, que leciona semanalmente temas de Matemática para Camila que não são estudados nos currículos regulares das escolas.

Tomando como exemplo essa jovem de uma pequena cidade do interior da Paraíba, que sempre estudou em escolas públicas, os estudantes dessas escolas também podem ver nascer muitos sonhos e esperanças.

Esperamos contar com o talento de Camila Paulino, e de outros estudantes paraibanos, nas próximas edições da OBMEP.

Acompanhe-nos nas redes sociais

OCM - Olimpíada Campinense de Matemática