Mais ouro para a Paraíba na OBMEP

Wederson e sua Medalha de Ouro-mediuminit Na terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizada em 2007, cuja lista de premiados foi divulgada em dezembro último, o estudante Wederson Santos Silva, de 12 anos, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Suzete Dias Correa, em Massaranduba, no agreste paraibano, conquistou a medalha de ouro na modalidade nível 1 (5ª e 6ª séries). Ele é um dos estudantes paraibanos mais jovens a ganhar medalha de ouro em Olimpíadas Brasileiras de Matemática. Wederson já tinha participado da competição quando cursava a 5ª série e recebeu medalha de prata na edição de 2006.

Todos os medalhistas de ouro da 3ª OBMEP receberão suas medalhas no dia 26 de fevereiro na cidade do Rio de Janeiro, sede da competição, com todas as despesas custeadas pela coordenação do evento. Estudantes paraibanos conquistaram também, nessa competição, 02 medalhas de prata, 16 medalhas de bronze e 216 menções honrosas.

As provas foram realizadas nos meses de agosto e outubro de 2007 e contaram com a participação de quase 18 milhões de alunos inscritos em todo o Brasil. Na Paraíba, foram mais de 320 mil alunos inscritos de 767 escolas. Somente podem participar da OBMEP os alunos matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. As provas da OBMEP são divididas em três níveis: nível 1 – para alunos da 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, nível 2 - para alunos da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, e nível 3 – para alunos da 1ª a 3ª séries do ensino médio.

A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo e abrange 99% dos municípios brasileiros. Todos os ganhadores de medalhas da OBMEP 2007 foram contemplados também com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que terá a duração de 1 ano.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, da Sociedade Brasileira de Matemática, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Ministério da Educação, com apoio do CNPq.

Apenas 100 alunos de cada nível foram premiados com medalhas de ouro na OBMEP 2007, o que valoriza ainda mais a conquista do jovem Wederson Santos. Além disso, ele obteve a décima quinta melhor nota do Brasil entre todos os estudantes do mesmo nível da sua competição.

Já são ao todo 02 alunos paraibanos ganhadores de medalhas de ouro na OBMEP, o que pode servir como exemplo para milhares de estudantes talentosos espalhados por diversos municípios paraibanos.

Acompanhe-nos nas redes sociais

OCM - Olimpíada Campinense de Matemática