Mais sobre a OBMEP

obmep-2012-300x264A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo e abrange 99,16% dos municípios brasileiros. Todos os ganhadores de medalhas da OBMEP 2010 que não tenham concluído o ensino médio serão contemplados também com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como também passarão a receber aulas de matemática, com orientação da OBMEP, nos seus respectivos estados pelo mesmo período de duração da bolsa. Os estudantes ganhadores de medalhas da OBMEP e OBM 2010, ao ingressarem na universidade, também passarão a receber uma bolsa do CNPq.

Em 2010, 200 estudantes de cada um dos níveis 1 e 2, e 103 do nível 3 foram agraciados com medalhas de ouro na OBMEP.

A OBMEP é uma realização da Sociedade Brasileira de Matemática, da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Ministério da Educação, com apoio do CNPq.

Os trigêmeos paraibanos voltaram a fazer história: desta vez, Joemerson de Oliveira Maia, Joeverton de Oliveira Maia e Joebert de Oliveira Maia conquistaram 1 (uma) medalha de ouro, 1 (uma) medalha de prata e 1 (uma) menção honrosa, respectivamente, na OBMEP 2010.

Mesmo com os obstáculos naturais e a falta de investimentos, alunos paraibanos de escolas estaduais e municipais conseguem resultados surpreendentes em competições nacional e internacional. Em todas as edições da OBMEP (2005 a 2010), eles já levaram 7 (sete) medalhas de ouro, 42 (quarenta e duas) medalhas de prata, 100 (cem) medalhas de bronze e 1.534 (mil, quinhentas e trinta e quatro) menções honrosas. No Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), a Paraíba foi a 13ª no ranking nacional, ficando à frente de todos os estados nordestinos, e na Olimpíada da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, que é uma competição nacional para alunos de escolas públicas, e contou com a participação de 239 mil professores e 7 milhões de alunos do 5º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio. Dos 152 finalistas que participaram da solenidade de entrega do prêmio em Brasília, 5 foram estudantes paraibanos. Apenas 12 estados brasileiros tiveram finalistas nessa competição.

A aluna Rossana Dias Costa, de 17 anos, da cidade de Pedra Lavrada, no Cariri paraibano, recebeu medalha de ouro na Olimpíada da Língua Portuguesa. O prêmio foi entregue das mãos do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Os campeões olímpicos têm uma motivação interminável, “uma vontade infinita” e um sonho que nunca tem fim. Também não abdicam da diversão para estudar, eles se divertem estudando.

José Vieira Alves*
*Coordenador Regional em Campina Grande da Olimpíada Brasileira de Matemática, professor orientador da OBMEP e professor aposentado do DME/CCT/UFCG. Telefone para contato: (83) 3333-1741.

Acompanhe-nos nas redes sociais

OCM - Olimpíada Campinense de Matemática