Mais outro para Campina Grande na OBM

CapturarEstudante campinense é um dos melhores do Brasil

O estudante campinense Felipe Gonçalves Assis, que atualmente está cursando o último período da graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFCG e já tem 50% dos créditos obrigatórios como aluno especial do Mestrado em Matemática da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística do CCT/UFCG, conquistou uma das 4 medalhas de ouro da 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária (OBM) cuja lista de premiados foi divulgada no dia 18 de dezembro último. A competição contou com a participação de 155 instituições de ensino superior e foi realizada em todo o Brasil. A mesma constou de duas fases: a primeira ocorreu em setembro e a segunda, em outubro do ano passado.

Felipe e suas conquistas

Felipe ganhou medalhas nos quatro níveis da OBM, tendo conquistado ao todo: 1 menção honrosa, 1 medalha de bronze, 4 medalhas de prata e, finalmente, a medalha de ouro. Também ganhou 1 menção honrosa, 2 medalhas de bronze, 1 medalha de prata e 2 medalhas de ouro em olimpíadas internacionais de matemática universitária. Além de Engenharia Elétrica, ele adora Matemática, Astronomia e Linguística, e tem como passatempos prediletos tocar piano e dançar.
Felipe é o primeiro estudante paraibano a ganhar medalha de ouro na OBM Universitária que é realizada desde 2001 pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Sobre as olimpíadas científicas

O Brasil possui, no momento, mais de 10 competições nacionais, sendo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) as mais conhecidas. A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo e, em 2012, contou com a participação de quase 20 milhões de estudantes, 46.728 escolas e 99,42% dos municípios brasileiros.

A Paraíba na OBMEP

Em todas as edições da OBMEP (2005 a 2012), estudantes paraibanos já levaram ao todo 18 medalhas de ouro, 49 medalhas de prata, 137 medalhas de bronze e 2.113 menções honrosas.
Na OBMEP 2012, a Paraíba voltou a ter um excelente desempenho nacional, conquistando, ao todo, 07 medalhas de ouro, 02 medalhas de prata, 21 medalhas de bronze e 379 menções honrosas. A cidade de Paulista no sertão paraibano (que fica a 260 km de Campina Grande) empatou com dois estados brasileiros e ficou à frente de outros doze em número de medalhas de ouro na mesma competição. A cidade dos meninos e meninas de ouro ganhou 10 medalhas (5 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze) e 12 menções honrosas. A Paulista paraibana é uma “ilha de excelência”.
Com apoio institucional e professor motivado motivando alunos, a conquista das medalhas é apenas uma questão de tempo.

José Vieira Alves*

*Coordenador Regional em Campina Grande da OBM, professor orientador da OBMEP e professor aposentado da UAME/CCT/UFCG. Telefone para contato: (83) 3333-1741

Acompanhe-nos nas redes sociais

OCM - Olimpíada Campinense de Matemática