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PROJETOS


A alfabetização escolar e digital de jovens, adultos e idosos no Cariri Paraibano


Objetivos:

- Diminuir a incidência do analfabetismo absoluto e funcional nas famílias paraibanas, através da ampliação das ações pedagógicas e da prática do letramento no cariri paraibano;

- Proporcionar a inclusão digital de jovens, adultos e idosos através de cursos de informática;

- Integrar professores, monitores e voluntários da Universidade Federal de Campina Grande e das instituições parceiras interessados no tema do envelhecimento e das relações intergeracionais na família, na escola e na mídia;

- Promover uma cultura de paz por meio da educação intergeracional e da educação para a paz;

- Contribuir na formação inicial de alunos universitários, proporcionando-lhes a construção de identidades com o compromisso sócio-educacional e intergeracional;

- Propiciar o desenvolvimento de processos construtivos necessários ao aprendizado da leitura e da escrita da língua materna, preparando os educandos para utilizar as diversas linguagens: verbal, matemática, tecnológica, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir e comunicar idéias, interpretar as produções culturais, tendo em vista uma compreensão crescentemente lúcida e crítica da realidade.

- Detectar o universo vocabular do grupo a ser atingido, no sentido de analisar a linguagem comum que o grupo fala e levantar as palavras e os temas geradores; decodificar e codificar os temas levantados na realidade do educando, contextualizando-os e substituindo a visão anterior por uma visão crítica, instrumentalizando os educandos para o acesso a outros estágios e modalidades de ensino;

- Reconhecer a importância da língua escrita, seus tipos e sua função social, para o exercício de seus direitos e deveres políticos, civis e sociais;

- Possibilitar aos educandos a capacidade de organizar reflexivamente seu pensamento, desenvolvendo o aspecto crítico interpretativo da leitura/escrita, para que eles se posicionem de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;

- Introduzir noções básicas de informática.

Promoção da saúde para envelhecimento saudável

Objetivos:

- Ampliar a consciência do idoso acerca do processo de envelhecimento associando-o aos diversos modos de relação com os cuidados em saúde, tornando-o agente promotor de sua saúde, na busca do envelhecimento saudável.

- Levantar o perfil sócio-econômico-cultural e epidemiológico do idoso, no sentido de identificar as suas reais necessidades relacionadas ao processo saúde-doença-envelhecimento;

- Sensibilizar o idoso para a construção de um saber sobre o processo saúde-doença-cuidado, que o capacite a mudança de práticas e percepções contributivas para promover, manter e recuperar a saúde.

- Proporcionar ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças, estimulando o idoso à adoção de medidas que venham a contribuir para a mudança no estilo de vida;

- Envolver os acadêmicos de Medicina no sentido de conhecer a realidade do idoso, de estudar o envelhecimento e o processo saúde-doença, contribuindo para sua formação acadêmica consciente das reais necessidades relativas à saúde na terceira idade;

- Estimular os estudantes de Medicina a buscar respostas operacionais para as questões sociais, culturais, e econômicas que interferem na saúde do idoso;

- Atuar junto aos grupos de convivência de idosos do município de Campina Grande, colaborando com seus programas educativos em saúde;

- Colaborar para a implantação ou implementação de políticas públicas junto aos órgãos competentes, voltadas para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde dirigida a população em envelhecimento.

- Estimular a produção cientifica dos discentes a partir da vivência, no projeto, da geriatria e gerontologia com participação em eventos, apresentação de trabalhos científicos, elaboração de artigos e publicações.

Práticas Interdisciplinares em Educação Ambiental

Objetivos:

- Desenvolver práticas de educação ambiental baseadas nos três (03) R´s: reciclagem, redução e reutilização e no desenvolvimento sustentável;

- investir em estudos acadêmicos sobre a educação ambiental, a relação natureza-sociedade, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional;

- realizar oficianas de reciclagem de papel como forma de vivenciar uma experiência concreta se educação ambiental e de proporcionar uma atividade socio-ocupacional de geração de renda familiar e intergeracional.

Cuidadores de idosos

Objetivos:

- Capacitar cuidadores e potenciais cuidadores para o cuidado com pessoas idosas frágeis; bem como idosos autônomos da cidade de Campina Grande para auto-cuidarem-se, através do curso de extensão e oficinas pedagógicas realizados por uma equipe multiprofissional.

- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas das camadas populares que se identificam com o ofício de cuidador através da geração de renda;

- Estimular o processo de profissionalização dos cuidadores de idosos ativos que atuam em Campina Grande em domicílios e em asilos;

- Proporcionar mais qualidade de vida aos idosos frágeis/dependentes através da educação para o cuidado direcionada aos seus cuidadores;

- Desconstruir os estigmas desqualificantes das pessoas idosas;

- Investir em ações voltadas para a humanização do acesso à saúde com base na interdisciplinaridade e na percepção da educação em rede;

- Promover a educação intergeracional e para o cuidado entre os jovens alunos universitários, considerando-se a revolução demográfica que estamos vivendo, onde a queda da natalidade e da mortalidade tem anunciado um novo século com uma população idosa crescente;

- Proporcionar mais qualidade de vida aos idosos sozinhos de bairros populares através da educação para o auto-cuidado;

- Elaborar uma cartilha personalizada sobre “O cuidar, o auto-cuidado e o cuidador” como uma perspectiva holística, portanto humanistica, biomédica e reflexiva após as vivências durante o curso/projeto;

- Organizar um banco de dados para o projeto com depoimentos dos cuidadores relatando situações desafiantes no seu ofício de cuidar.

As meninas e os meninos da Paraíba: o protagonismo com crianças e adolescentes violentados (as) sexualmente

Atividades:

- Pesquisa/Aprofundamento do tema;

- Capacitação dos Bolsistas e Voluntários;

- Elaboração das oficinas temáticas;

- Divulgação da atividade nas escolas públicas, Universidades e comunidades periféricas;

- Execução das oficinas temáticas com educadores/cuidadores nas Universidades, nas Comunidades e nas escolas públicas;

- Execução das oficinas temáticas com crianças e adolescentes nas Comunidades e nas escolas públicas;

- Reuniões da equipe;

- Produção de um vídeo pedagógico sobre violência sexual infanto-juvenil com educadores e cuidadores;

- Participação na organização do Seminário Interno do Programa;

- Produção de artigos técnico-científicos para apresentação em eventos internacionais, nacionais, regionais e locais afirmando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

- Reunião de avaliação nas comunidades beneficiadas;

- Elaboração do relatório final e Entrega do relatório final.



Museu de brinquedos e brincadeiras.

Objetivos:

- Implementar uma proposta de educação histórica patrimonial e intergeracional nas escolas públicas alvo de intervenção;

- Minimizar o abismo que existe entre a educação histórica escolar e a educação histórica acadêmica;

- Desnaturalizar os conceitos de ensino, ensino de História, memória, família, infância, escola, velhice, trabalho e educação construídos historicamente dentro de um processo de modernização na Paraíba;

- Discutir a função social do (a) idoso(a) em Campina Grande e na Paraíba na contemporaneidade, visando romper com a imagem cristalizada de velhice tutelada, frágil, desarrazoada e culturalmente inferiorizada;

- Propor a construção de novas relações interpessoais com as pessoas idosas na família e na escola a partir do reconhecimento de seus novos papéis sociais na atualidade, sejam eles: cuidador, provedor e contador de histórias, dando-lhes visibilidade e sociabilidade;

- Organizar museus de brinquedos e brincadeiras na Unidade de Educação Infantil e em escolas públicas da cidade de Campina Grande.

- Contribuir para a construção de identidades estudantis universitárias conscientes de seu compromisso social, estimulando a vivência da educação intergeracional e patrimonial através de experiências de ensino, pesquisa e extensão de forma dialógica e indissociável




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